Piaget
Iniciando com Jean Piaget com base em algumas leituras em relação ao desenvolvimento cognitivo e o nascimento da inteligência, podemos perceber que Piaget separa a aprendizagem do homem em dois grandes momentos, sendo o primeiro biológico. Este primeiro momento se caracteriza pelas ideias inatas do ser, aquelas que de alguma forma já nascem com o indivíduo. O segundo momento é caracterizado pelas relaçõe e interação desse indivíduo com o mundo. Piaget explica que esses dois momentos estão em união para que se possa ter a aprendizagem.
Mas o que a aprendizagem tem a ver com o nosso projeto? Piaget diz que a criança é um jovem cientista, pois quando criança ela quer descobrir coisas, e aí está uma das várias respostas que nosso projeto pode ter. O ato de perguntar vem de um despertar do ser em querer saber sobre algo. Este ato de perguntar pode ser voluntário ou involuntário. O ato voluntário seria aquele que perguntamos quando realmente temos interesse em conhecer sobre algo, enquanto o involuntário seria aquelas perguntas que já tem um resposta previamente respondidas, ou que não se tem uma real curiosidades sobre elas.
Para finalizar usando a criança como exemplo, e as teorias de Piaget, a criança pode ter ideias sobre algumas coisas, mas, só vai realmente concretizá-las quando estiver em interação com o meio onde está inserido, e o meio para que sua ampliação intelectual aconteça será por que ela terá dúvidas e tentara saná-las.
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