Metodologia

Esse trabalho caracterizou-se como de natureza exploratória, por não propor a elaboração de hipóteses a serem testadas no estudo, e sim, pelo fato de ser flexível e possibilitar a compreensão do tema apresentado. A pesquisa de embasamento foi fundada apenas em referencial teórico, sem a realização de nenhum tipo de pesquisa de campo ou de opinião.
O primeiro passo para a iniciação do projeto, após o tema estar definido, foi a criação de um mapa conceitual com certezas temporárias, qual foi inserido todos os dados que já sabíamos sobre o assunto anteriormente às pesquisas. Criamos um blog online, e definimos perguntas secundárias a fim de delimitar a área de estudo.
Tendo a certeza do caminho a seguir no projeto, foi iniciada a escolha dos autores que foram usados como referencial: Charles Darwin (1859) relacionado à evolução dos animais até o Homo sapiens sapiens; Jean Piaget (1936) com o desenvolvimento cognitivo e nascimento da inteligência; E Martin Heidegger (1950?) e a filosofia do ato de pensar.

A partir disso foi começada a leitura dos autores e assinalados pontos importantes para o desenvolvimento do projeto. Com as informações coletadas, foi desenvolvido o mapa conceitual final, que será apresentado em aula.

Comentários

Postagens mais visitadas